API participa de sessão em comemoração ao Dia do Radialista e homenageia jornalista Eduardo Carneiro

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta segunda-feira (08) uma sessão solene alusiva ao Dia do Radialista, comemorado no último dia 07 de novembro, como também em homenagem ao jornalista e ex-diretor adjunto de comunicação da CMJP, Eduardo Carneiro, que morreu no dia 1º de maio, vítima de complicações da Covid-19. A Sessão foi uma propositura do presidente da Casa, Dinho Dowsley (Avante) e contou com participação de membros da diretoria da Associação Paraibana de Imprensa (API).

O presidente da API Marcos Wéric destacou que o rádio continua forte e em plena expansão ao invés do que muitos apregoavam que aconteceria com o surgimento do cinema, da tv e mais recentemente com o advento da internet. “O rádio ao longo do tempo se transformou, se adequou e se fortaleceu, a partir dessas ferramentas que foram surgindo.  Como um importante instrumento de comunicação e prestação de serviço hoje, o rádio consegue se adequar e se manter forte, mesmo diante de tantas transformações”, afirmou.

Marcos Wéric também fez questão de homenagear o jornalista Eduardo Carneiro, afirmando que ele sempre foi um grande profissional de comunicação.  “Tive o prazer de conhecer e trabalhar com Eduardo Carneiro na revista ‘Nordeste’ e ao longo de toda a sua trajetória, ele construiu a carreira com competência, ética e capacidade de partilhar conhecimento, além de ser uma pessoa que arregimentou por onde passou uma legião de amigos, por ser pacificador e conciliador”, acrescentou.

O presidente da CMJP e autor da propositura, vereador Dinho Dowsley afirmou que qualquer homenagem ao jornalista Eduardo Carneiro ainda é pouco. “Tive a oportunidade de conhecer Eduardo ainda na Prefeitura de João Pessoa e quando soube que ele seria o nome para compor a comunicação da CMJP, disse que não haveria opção melhor, por conhecer o competente jornalista que já fazia um trabalho de grande relevância em João Pessoa”, assegurou.

Para Suetoni Souto Maior, coordenador de comunicação da CMJP, a sessão em alusão ao Dia do Radialista cumpre a importante missão de destacar um profissional que ao longo do século passado e desse século também tem o papel de ser parceiro das pessoas que estão em casa, no trabalho ou mesmo no carro, seja informando ou mesmo divertindo.

Sobre o homenageado, o jornalista Eduardo Carneiro, Suetoni afirmou que entre os profissionais que o conheciam ele era uma unanimidade boa. “Eu tive a honra de trabalhar com Eduardo Carneiro, de tê-lo como mestre e que tanto contribuiu na minha formação. Ele foi um dos profissionais sobre quem as pessoas não tinham nada de negativo a falar, sendo um modelo para todos, no sentido de despertar o melhor da vontade de fazer jornalismo, de informar as pessoas”, asseverou.

Participaram ainda da Sessão Solene o jornalista e representante da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Rui Leitão, os radialistas W. Rodrigues e Ari Júnior, a jornalista e atual secretária de políticas públicas para as mulheres de João Pessoa, Nena Martins, além de familiares do jornalista Eduardo Carneiro, a exemplo de Gisélia Carneiro, mãe do homenageado.

 

Projetos

Durante a Sessão, o presidente da CMJP, Dinho, anunciou que foi enviado para aprovação na Casa, um Projeto de Resolução acrescentando ao dispositivo do artigo 208 do Regimento Interno da Câmara Municipal, a criação da Comenda Jornalista Antônio Eduardo Carneiro, assim como a aprovação do projeto por parte da CMJP para a denominação de uma praça com o nome de Eduardo. O equipamento fica localizada entre as Ruas Ana de Fátima Cabral, Jaciara Soares e Antônio da Silva Mariz, no bairro Portal do Sol.