API destaca livros sobre política escritos por jornalistas paraibanos

0
47

A contribuição de jornalistas paraibanos à literatura é significativa. A API já publicou aqui neste site notícia sobre livros abordando a temática música. Teremos destaque sobre obras que tratam a respeito dos meios de comunicação, além de outras postagens repercutindo diversos outros temas. Nesta matéria o destaque é para a política. Existe uma frase conhecida que diz: “a Paraíba respira política 24 horas”.

De fato, nosso estado tem um alto grau de pessoas politizadas. Claro, à margem da política enquanto ciência, há os desvios de condutas na popular mas desaprovada politicagem.
Porém, nossa pauta aqui é citar livros de jornalistas sobre a política em sua essência. Elencamos alguns títulos:

Máximas de Marx – Introdução ao multiverso do pensar crítico é uma excelente obra escrita pelo jornalista Walter Galvão (editora Ideia).

A Fala do Poder – Perfis e discursos comentados de governadores da Paraíba, (Forma editorial), excelente livro do jornalista Nonato Guedes, ex-presidente da API e integrante da atual gestão.


Em meados dos anos 1980 o jornalista Benedito Maia escreveu: Governadores da Paraíba 1947-1986.

Ainda sobre governadores paraibanos há o livro Paraíba Governos em Cena (editora A União), publicado pelo jornalista Josélio Carneiro, hoje integrante da Diretoria da API na condição de suplente.

Bandeira de Sangue – Nem heróis nem vilões, do jornalista Nonato Nunes (Grafia e Editora Moderna).

Do mesmo autor: João Pedro Teixeira – um mártir do latifúndio (editora Ideia).


José Maranhão – Uma vida de coerência, livro de Gonzaga Rodrigues e Ângela Bezerra de Castro. (editora Paz e Terra).


História do Direito e da Política, de José Octávio de Arruda Mello. Que também escreveu: 1964 no Mundo, Brasil e Nordeste. O sócio ilustre da API já publicou mais de uma dezena de livros.

Também de José Octávio, a biografia Ronaldo Cunha Lima – a trajetória de um vencedor

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here