API destaca trajetória de Marcela Sitônio, primeira mulher presidente da entidade

A Associação Paraibana de Imprensa (API), programa uma série de reportagens com foco na participação das mulheres jornalistas na entidade representativa de nossa categoria. Na terça-feira (8), Dia Internacional das Mulheres trouxemos matéria com tópicos sobre a presença feminina na entidade a partir de meados dos anos 1960, com destaque para a eleição de Marcela Sitônio para a presidência da API, a primeira mulher a ocupar esse cargo e os registros, depoimentos de colegas e amigos, testemunham esse fato que marca sua trajetória.

Em março de 2009, foi criado pelo jornalista e ex-presidente da API, Rubens Nóbrega, o blog Marcela Presidente. E a campanha foi vitoriosa, a primeira mulher candidata à presidência de nossa entidade, fez história. Foi eleita e marcou sua gestão com diversas ações importantes.

As atas de posse de Diretorias da API documentam a presença de Marcela em algumas chapas a partir da eleição de 1989 no cargo de Tesoureira. Naquele ano, o presidente eleito foi Agnaldo Almeida. Na gestão de Antonio Costa 1997/2000, Marcela atuou na suplência de Diretoria. Na gestão João Pinto – 2003-2006, Marcela ocupa o cargo de Diretora Social.

No ano de 2006, João Pinto é reeleito tendo Marcela Sintônio no cargo de vice-presidente. Vejam que ela tinha uma luta de 20 anos na entidade (1989 a 2009) quando é eleita a primeira mulher presidente de uma histórica Associação Paraibana de Imprensa, até então com 76 anos, já que fundada aos 7 de setembro de 1933. É, portanto, um marco no jornalismo paraibano e brasileiro aquela eleição com o slogan “Por uma API Diferente”.

Como esta série de reportagens objetiva resgatar a memória de nossa associação, vale lembrar aqui a chapa API DIFERENTE. Muitos nomes referência na nossa imprensa incluindo quatro ex-presidente da API: Gonzaga Rodrigues, Agnaldo Almeida, Carlos Aranha e Rubens Nóbrega. Eis a composição da API na gestão de Marcela:

CHAPA API DIFERENTE
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente – Marcela Sitônio
Vice-presidente – Fernando Soares
Secretário-Geral – Gilson Souto Maior
Tesoureiro – Bento Soares

DIRETORIAS
Diretoria Social – Ruth Avelino
Diretoria de Cultura – Damião Ramos
Diretoria de Assuntos Políticos – Walter Galvão
Diretoria de Comunicação Social – Edmilson Pereira

SUPLENTES DE DIRETORIA
Claudia Carvalho
Alexandre Freire
José Valdez
CONSELHO DELIBERATIVO
1 – Abelardo Jurema
2 – Gerardo Rabelo
3- Carlos Pereira
4- Adriana Rodrigues
5 – Gonzaga Rodrigues
6 – Padre Albeny
7- Anchieta Maia
8 –Agnaldo Almeida
9 – Carlos Aranha

CONSELHO FISCAL
Werneck Barreto
Rubens Nóbrega
Haceldama Borba

SUPLENTES
Manoel Augusto Francisco da Silva
Maria de Fátima Araújo de Sousa (Mana)
Linaldo Guedes

Delegados de Base
Campina Grande – Vanildo Silva
Sousa – Ivoneide Lopes da Silva
Patos – Antônio Bento
Cajazeiras – Marcos Geraldo Rodrigues Lopes

Convidamos alguns jornalistas para dar seu testemunho sobre o perfil aguerrido de Marcela Sitônio. O jornalista, radialista e escritor Gilson Souto Maior foi secretário geral na gestão dela e revela que “a nossa querida amiga fez um trabalho belíssimo, movimentou muito bem a Associação e tivemos muitos eventos dentro da entidade” e que “Marcela se caracterizou justamente pela sua maneira atenciosa em atender a todos os associados, diria que foi um período muito bom de participações de companheiros lançando livros, ela participando também de eventos representando a Associação”. Ele ainda afirma que foi satisfatório trabalhar com ela. “Na verdade, sempre foi uma jornalista de muita qualidade, muito ética, correta e ela como presidente da API, eu diria que foi uma pessoa extremamente organizada, preocupada com a entidade. Marcela foi uma grande presidente, defensora da categoria como poucos”, disse.

A jornalista e amiga Haceldama Borba integrou o Conselho Fiscal da API no mandato de Marcela e é com essas palavras que ela avalia a gestão 2009/2012: “Apesar das dificuldades, a jornalista Marcela Sitônio, que assumiu a presidência da Associação Paraibana de Imprensa -API, no triênio 2009/20012, realizou uma profícua gestão administrativa à frente da nossa Associação. Ela foi a primeira mulher eleita pela categoria para presidir a instituição e exerceu o cargo com maestria. Primeiro, organizou o espaço físico do prédio, que faz parte do acervo histórico do Estado, restaurando-o e soerguendo ali, a história de tantas lutas dos profissionais da imprensa da Paraíba. Depois, pela construção de projetos em prol da categoria. Marcela, dentro do possível, alcançou diversos avanços fazendo valer o significado da API para os profissionais da mídia. Certamente, que foi uma gestão vitoriosa para uma mulher inteligente, corajosa e que lutou com muita garra para manter a nossa API nos movimentos sociais sempre presente e atuante”.

Edmilson Pereira, jornalista e radialista foi o diretor de comunicação social na gestão da homenageada de hoje nessa série da API. “Marcela teve uma gestão marcante na Associação Paraibana de Imprensa e digo isto com a autoridade de ter sido um dos integrantes da Diretoria. A passagem dela ficou marcada na API, acredito, pela melhor reforma, melhor estrutura que ela fez na sede da Associação, um prédio tombado, que estava praticamente ruindo, com dificuldades de funcionamento. A API é uma entidade que não tem dinheiro, recursos próprios e Marcela buscou apoio de parceiros, fez um movimento muito grande envolvendo várias entidades, órgãos públicos e privados, ela mobilizou a sociedade de João Pessoa e conseguiu realizar enquanto presidente, na minha opinião, a mais estruturante reforma do prédio da Associação Paraibana de Imprensa que perdura até hoje. Então a marca dela foi recuperar e dar visibilidade à API, uma mulher que teve realmente uma passagem muito marcante como presidente da entidade”.

“Marcela é uma jornalista muito competente e experiente e durante o período em que presidiu a API imprimiu também essas marcas na condução da entidade, além de representar de maneira muito simbólica e positiva as mulheres jornalistas do nosso estado”, afirmou a jornalista Cláudia Carvalho, suplente de Diretoria na gestão Marcela Sitônio.