Redes Sociais

Home Expediente

Diretoria

Marcos Weric
Marcos Weric

Presidente

Jornalista atuante há 17 anos, com passagem pelos principais sites de notícias do Estado atuando como repórter e editor. Atualmente é diretor de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba

Karla Alencar
Karla Alencar

Vice-presidenta

Nascida em Pombal (PB), é graduada em Jornalismo pela UFPB e especialista em marketing. Foi assessora de imprensa do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) e fundadora da agência FeedBack Comunicação. Atualmente coordena o núcleo de comunicação da ONG Missão Batista Abrace-PB

Cristiano Machado
Cristiano Machado

Secretário-geral

Jornalista, radialista e bacharel em Direito. Atuou nos jornais O MOMENTO (quando iniciou sua atividade, em 1980); CORREIO DA PARAÍBA, O COMBATE e A UNIÃO. Foi Coordenador de Comunicação da UFPB e Coordenador de Imprensa da Presidência da ALPB. Servidor efetivo da Assembleia Legislativa, atualmente edita o portal MOMENTOPB. Na API, se elegeu pela primeira vez membro da Comissão de Sindicância, em 1981, obtendo uma votação superior a do presidente eleito na época. Pela 3ª vez consecutiva, ocupa a Secretaria Geral da entidade.

Cristiano Teixeira
Cristiano Teixeira

Tesoureiro

É formado em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem larga experiência em assessoria de imprensa e no jornalismo político atuando em diversos veículos de comunicação da Paraíba, sobretudo na mídia online, onde exerceu cargos de repórter, editor adjunto e editor geral nos principais sites do estado, a exemplo do WSCOM e MaisPB. Atualmente é assessor de imprensa da OAB-PB e secretário de Comunicação do município do Conde (PB).

Andréia Barros
Andréia Barros

Diretora Social

Com mais de 20 anos de carreira, é jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Assessoria de Comunicação pela Estácio de Sá. Atua nas áreas de jornalismo de negócios, assessoria de imprensa corporativa e de eventos culturais e empresariais. Em sua experiência na imprensa, já atuou em rádio, jornal impresso, revista, sites, TVs, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e na Paraíba e conquistou alguns prêmios e homenagens regionais e nacionais como repórter e editora. Atualmente, é diretora da Vivass Assessoria & Comunicação, criada por ela há 3 anos. É colunista de negócios da revista RCVIPS e do portal Paraíba, do Sistema Arapuan, e é editora do portal de notícias Paraíba Total, voltado para economia, mercado, carreira e empreendedorismo. Também escreve no site da Abrajet, entidade a qual é membro na seccional Paraíba. Mineira de Juiz de Fora, é radicada na Paraíba há mais de uma década e tem o Título de Cidadã Pessoense, oferecido por unanimidade pela Câmara de João Pessoa.

Petson Santos
Petson Santos

Diretor de Assuntos Políticos

É radialista e formado em Administração pela FASP. Foi diretor de jornalismo das Rádios Cidade FM, Oeste AM e Alto Piranhas AM, ambas de Cajazeiras. Apresentou os programas Rádio Verdade (Arapuan FM), Jornal da Manhã (Oeste AM) e Rádio Vivo (Alto Piranhas AM). Hoje exerce a direção Administrativa do Sistema Diário do Sertão de Comunicação.

Edilane Ferreira
Edilane Ferreira

Diretora de Comunicação Social

Natural de Bayeux (PB), é jornalista e radialista. Mestranda em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua como jornalista de dados e investigativa. Um dos casos de maior destaque foi o "Farra das Diárias". É editora-chefe do portal Paraíba Já, do programa F5, da 89 Rádio Pop, do blog Contrapoder e assessora de imprensa. Também atua em assessoria, acompanhamento e gestão de crise em campanhas eleitorais e gestões públicas. Foi editora do portal e revista Hiperativo Cultural. Também teve passagem pela TV Master, TV e jornal Correio, jornal A União e rádio CBN João Pessoa.

Suplentes de Diretoria

Gil Figueiredo
Gil Figueiredo

Suplente

Natural de João Pessoa, jornalista, relações públicas e produtora cultural. Trabalhou como relações públicas na Feedback Comunicação e Marketing, Rádio Comunitária de Cruz das Armas 104.9 FM apresentando o programa Panorama JP, foi produtora da banda Osorno e organizou diversos eventos culturais, participa ativamente das manifestações artísticas e culturais da cidade. Atualmente trabalha na Empresa Paraibana de Comunicação, onde faz parte da equipe da Editora A União.

Josélio Carneiro
Josélio Carneiro

Suplente

Nscido em Gurinhém-PB, jornalista e radialista graduado pela UFPB, atuando desde 1989. Autor e editor de seis livros publicados, dentre eles “A União – Escola de Jornalismo” e “Paraíba Governos em Cena”. Foi repórter da Rádio Tabajara por 28 anos e da Secom-PB durante 22 anos. Por cinco anos foi repórter do jornal A União. Há quatro anos assessor de imprensa na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária na condição de servidor público concursado.

Diretoria de Base

Astrogildo Pereira
Astrogildo Pereira

Diretor de base - Campina Grande

Natural de Campina Grande, radialista, jornalista (UEPB), especialista em Gestão Estratégica de Trânsito (Faculdade Atame - Brasília/DF), diretor e ex-presidente da Associação Campinense de Imprensa (ACI), ativista cultural, produtor de eventos, há 15 anos é assessor de imprensa da STTP - Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande e delegado regional do Sindicato dos Radialistas.da Paraiba.

Levi Dantas
Levi Dantas

Diretor de base - Sousa

Radialista desde maio de 1992. Apresentador do programa Cidade Notícia (Rádio Líder FM de Sousa). Editor do Blog do Levi. Mestre de cerimônia.

Conselho Deliberativo

Nayane Rodrigues
Nayane Rodrigues

Conselheira

Jornalista, Especialista em Assessoria de Comunicação, Mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas, com pesquisas nas áreas de Mídia, Cotidiano e Imaginário, Folkmarketing e Combate à Desinformação. Natural de Princesa Isabel - PB, foi Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos - PB (2013-2016), onde construiu carreira durante nove anos. Em João Pessoa, realiza atuação de destaque na Assembleia Legislativa da Paraíba. Há onze anos atua na comunicação política de grandes personalidades, projetos e campanhas eleitorais, performando nos estados da Paraíba e Pernambuco.

Alexandre Freire
Alexandre Freire

Conselheiro

É radialista e jornalista graduado pela Universidade Federal da Paraíba e bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Ao longo de sua trajetória profissional já atuou nos principais sistemas de comunicação do Estado, sobretudo na cobertura do jornalismo político, além de passagens por assessorias de imprensa e funções na administração pública.

Nonato Guedes
Nonato Guedes

Conselheiro

Há 50 anos de jornalismo. Começou em rádio na cidade de Cajazeiras na década de 70, atuando também como redator de sucursal de jornal. Em João Pessoa, atuou como repórter, redator, editorialista em O Norte, Correio da Paraiba, A União, revistas A Carta e Bastidores. Foi correspondente do jornal O Estado de São Paulo e entrevistador-comentarista na TV Cabo Branco. Foi vice-presidente e presidente da API, também atuou no semanário O Momento e na Assessoria de comunicação da UFPB. É autor do livro A Fala do Poder.

Zé Euflávio
Zé Euflávio

Conselheiro

Formado em Comunicação Social, jornalista profissional desde 1976. Começou no Jornal O Nordeste. Depois Correio da Paraíba, O Norte e A União. Trabalhou no Correio Brasiliense, sucursal do Jornal do Brasil, em Brasília, e foi editor do jornal O Rio Branco, no Acre. Ex-presidente da API e ex-diretor do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba.

Naldo Silva
Naldo Silva

Conselheiro

Há 20 anos, atua no jornalismo radiofônico e escrito na região de Pombal. Atualmente, exerce atividade na rádio Liberdade FM daquela cidade sertaneja. Assessor de Imprensa de prefeituras e câmaras. Administrador do Blog do Naldo Silva. Pela segunda vez, membro do Conselho Consultivo da API.

Edson Pereira
Edson Pereira

Conselheiro

Jornalista, radialista, professor. Mestre em Ciências da Educação. Apresentador e diretor do programa Página 1 TV pela TV Nordestina, diretor e redator do portal Página 1 PB, apresentador do programa Página 1 Notícias, da rádio Pop de Areia. Presidente da Associação Campinense de Imprensa.

Ary Ramalho
Ary Ramalho

Conselheiro

É jornalista, formado pela UNIFIP Centro Universitário, antiga Faculdades Integradas de Patos (FIP) e atua há 13 anos no mercado jornalístico no Sertão. Ao longo desse período, trabalhou em emissoras de rádio, blogs, sites e assessoria de imprensa, sempre com enfoque principal para o jornalismo político. Também atua em assessoria política. Atualmente faz análise dos principais fatos da política da região do sertão do Estado da Paraíba. É editor do portal Patos Metrópole (www.patosmetropole.com.br), com notícias da região Metropolitana de Patos, e blog (www.aryramalho.com), com notícias voltada para a região do Vale do Piancó.

João Pinto Neto
João Pinto Neto

Conselheiro

Natural de Santana dos Garrotes(PB). Foi presidente da API. Foi presidente do Centro Acadêmico do curso de Comunicação de Campina Grande, duas vezes presidente da Associação Campinense de Imprensa (ACI), delegado do Sindicato dos Radialistas de Campina Grande, diretor técnico do jornal A União, gerente da sucursal de A União em Campina Grande. Também foi coordenador de Comunicação em Campina Grande nos três governos de José Targino Maranhão, além de tantas outras atividades que já exerceu ao longo de sua trajetória na imprensa paraibana.

Conselho Fiscal

Fred Menezes
Fred Menezes

Conselheiro

Jornalista, natural da cidade de Monteiro (PB), é sócio proprietário da empresa MAIS PUBLICIDADE - ME, administradora dos sites VITRINE DO CARIRI e PARAÍBA SIM. Foi eleito para cargos nos poderes executivos e legislativos como vice-prefeito de Monteiro (1989/1992), vereador (1997/2000), tendo ocupado a presidência da Câmera (1997/1998), além de ter exercido os cargos de Chefe de Gabinete do Governador (1989/1990), Superintendente do DETRAN-PB (1990/1991), Vice-Presidente da CINPAR (1992/1994), Diretor Administrativo e Financeiro do SETUSA (1995/1996), Diretor Operacional do Jornal A UNIÃO (2003/2009) e atualmente exerce o cargo de secretário de Comunicação do município de Monteiro desde 2015.

Fernando Braz
Fernando Braz

Conselheiro

Natural de João Pessoa, é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba e atua na imprensa Paraibana há 38 anos com passagem em diversos veículos de comunicação. Atualmente, é colaborador do Sistema Arapuan de Comunicação onde é repórter político do programa Arapuan Verdade e apresentador do programa 60 Minutos. É jornalista, radialista e produtor cultural.

Cleane Costa
Cleane Costa

Conselheira

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba, em 1980, com especialização em Redação Jornalística, pelo Centro de Ensino e Pesquisa (C&E), vinculado à Universidade Potiguar (UnP), concluído em 2009. Atuou como repórter e redatora nos jornais O Norte, A União e Correio da Paraíba e na Secretaria de Comunicação do Governo do Estado e trabalhou em assessorias de imprensa de órgãos estaduais. Atualmente exerce o cargo de diretora de Jornalismo da Secom-PB.

Suplentes

Angelita Lucas
Angelita Lucas

Suplente

É formada em Comunicação Social pela UFPB. Habilitação em Rádio e TV, Jornalismo e Relações Públicas. Tem especialização em Comunicação Educacional e Saúde Pública. É Mestra em Comunicação. Funcionária Pública Federal há 33 anos exercendo suas funções na Justiça Federal da Paraíba. Tem 12 títulos de cidadãs, incluindo pessoense. É natural de Bananeiras, mas é atuante na Região de Guarabira. É Presidente da AGI, Associação Guarabirense de Imprensa. É Confreira das Associações Pernambucana de Letras e Artes e Associação de Letras e Artes de Santa Catarina. Tem passagens pelas Rádios Tabajara AM, Arapuan AM Cidade Verde AM Cultura AM de Guarabira por 22 anos. É atuante na Área Social, ajudando os menos carentes.

José Valdez
José Valdez

Suplente

Com vasta experiência no jornalismo paraibano, José Valdez Pereira Pacífico, natural da cidade de Alagoinha/PB, graduado pela Universidade Federal da Paraíba, já atuou como jornalista nos principais veículos de comunicação de João Pessoa. Ele iniciou sua carreira profissional como concursado no cargo de assessor de comunicação, na Prefeitura Municipal de João Pessoa. Paralelamente, foi repórter no Jornal O Norte. Atuou e entras assessorias e participou de várias campanhas políticas no Estado. Daí por diante se especializou no noticiário televisivo. Além de atuar como editor-chefe de jornalismo nas TV’s Correio, Tambaú e Arapuan, Valdez tem orgulho de ter sido responsável por descobrir e ter dado oportunidade a diversos profissionais do jornalismo paraibano. Atualmente, continua na PMJP e desenvolve a função de editor de jornalismo, na TV Correio.

Messina Palmeira
Messina Palmeira

Suplente

Começou a atuar, de maneira voluntária, na área de jornalismo, no ano de 1979, como produtora de Airton José da Silva, o Bolinha, radialista que durante mais de 30 anos teve o programa "Big Show do Bolinha" na rádio Tabajara. Na revista “Caderno de Turismo”, estreou com a coluna "Turismo Social" no ano de 1998. Em 1999, assinou a coluna "Cartão Postal" no jornal A União e, na revista A Tribuna, teve a coluna "Messina Palmeira". Na internet, colaborou durante dois anos com o site Bobflash e, depois, por mais dois anos com o portal do jornalista Abelardo Jurema. No ano de 2007, foi convidada pela então editora do jornal Correio da Paraíba a jornalista Lena Guimarães, para assinar coluna social no "Magazine", encarte especial que circulava todas as terças-feiras. Algum tempo depois, tornou-se a responsável pelo "Magazine" inteiro, por meio de coberturas de eventos, materais cooperativas e sua coluna – o que durou mais de sete anos. Depois do fechamento do tabloide Magazine, Messina Palmeira começou a assinar a coluna "Sempre aos Domingos", no jornal Correio da Paraíba até o encerramento do jornal impresso no ano de 2019. Atualmente, a jornalista que tem curso superior em Pedagogia e Rádio e TV pelo Cefet, assina a coluna Aos domingos com Messina Palmeira no centenário jornal A União.