O Comitê de Fomento e Desenvolvimento do Centro Histórico se reuniu, na tarde desta terça-feira (17), com o subcomandante da Polícia Militar Coronel Ronildo e com o comandante do 1º Batalhão de Polícia de Militar, Tenente-Coronel Marques. O encontrou foi solicitado pelo comitê para se apresentar ao novo comando da PM na Paraíba e dar sequência aos encaminhamentos formulados com o ex-comandante Coronel Euller. O comandante Coronel Sérgio, justificou sua ausência no encontro, pois foi convocado para uma reunião na Secretaria de Segurança.
O Coronel Ronildo informou que o Coronel Sérgio determinou que fosse dado total apoio aos pleitos do Comitê e se colocou a disposição para um novo encontro.
O presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) Marcos Wéric apresentou os objetivos do Comitê e os encaminhamentos que já haviam ficados acertados com a Polícia Militar.
O coronel Ronido agradeceu o contato e destacou a importância da iniciativa de trabalho conjunto entre as forças de segurança e a sociedade civil organizada.
Já o comandante do 1° BPM, Tenente-coronel Marques, informou que já designou duas viaturas para cobrir exclusivamente o Centro Histórico, inclusive com foco nos pontos turísticos nos horários em que se registram a chegada de grupos.
Os comandantes se comprometeram ainda em levantar às condições para implantação de um PAS – Ponto de Atendimento Solidário – que se trata de um totem interativo que auxilia da vigilância de espaços públicos.
O secretário de Segurança Urbana de João Pessoa, João Almeida, também participou da reunião e destacou a integração das ações em Guarda Municipal e Polícia Militar, e reforçou a expectativa de a sede da GM se instalar no prédio da antigo Prefeitura, no Centro Histórico.
A reunião contou com a presença da presidente da Associação Comercial da Paraíba, Melca Farias, que passa a integrar o Comitê, e se colocou à disposição da PM para intermediar ações e uma aproximação entre os empresários e as forças de Segurança.
Participaram ainda do encontro, a vice-presidente do Comitê, Afra Soares e o procurador da República, Omar Bradley, que também integra o grupo.